Você está visualizando atualmente Resumão Interestelar

Resumão Interestelar

Um dos meus favoritos, e o de muita gente, o longa de ficção Interestelar foi lançado em 2014. Dirigido por Christopher Nolan, o filme trouxe uma boa carga emotiva, tratando de temas complexos. Bora resumir essa ótima história.

Tudo que é bom um dia acaba, e as reservas naturais do planeta Terra estão no fim. Não se consegue plantar quase nada, e a extinção humana parece iminente. Joseph Cooper (Matthew McConaughey), um ex-piloto da agora extinta Nasa, é um fazendeiro que sobrevive com seus dois filhos Murphy e Tom.

Assolados por uma praga que afeta as plantações no mundo todo, eles seguem se virando o quanto podem, até que por “acidente”, Copper encontra um grupo de cientistas. Esse grupo é o que sobrou da Nasa, e eles têm uma ideia para tentar salvar a humanidade.

Inicialmente, eles haviam enviado um grupo de astronautas, batizado de Lazarus, para o espaço na tentativa de encontrar um novo lar para os humanos. Só que não receberam nenhuma resposta até o momento. A partir disso, eles bolaram dois planos:

Os planos

Primeiro, a ideia de construir uma nave para viajar no espaço carregando bilhões de pessoas da Terra. Só que pra essa nave funcionar, um complexo cálculo sobre gravidade deveria ser resolvido. Então outros astronautas (Cooper e sua turma) deveriam ir ao espaço coletar os dados que faltam para resolver a questão matemática.

Resumão Interestelar: buraco negro
Só precisa entrar em um buraco negro pra coletar os dados, tranquilo…

E o plano B, caso o primeiro falhasse, seria encontrar um planeta habitável e iniciar uma nova colônia humana nele, abandonando todas as outras pessoas na terra. Para isso, os astronautas levariam óvulos fertilizados na exploração.

Assim, com isso em mente, Cooper parte com uma nova tripulação na tentativa de obter e repassar os dados. Mas mal sabia ele que o plano de verdade era povoar outro planeta (plano B). Isso por que, para conseguir os dados, era necessário entrar em um buraco negro, ou seja, a chance de isso acontecer – e alguém sobreviver para contar a história – era praticamente impossível.

Enfim, eles visitam alguns planetas, percebem que o tempo passa diferente para eles, devido aos efeitos da gravidade provocada pelos buracos negros. Segundo a teoria geral da relatividade de Einstein, o tempo pode ser relativo. No filme, isso é tratado da seguinte forma: Onde existe uma atração gravitacional maior, mais lento o tempo passa.

Resumão Interestelar
Os planetas são magníficos

Dito isso, o tempo para as pessoas na terra passa normalmente como conhecemos, mas para os astronautas, passa muito mais devagar. Nisso, eles investigam alguns planetas que pensam serem prósperos para a humanidade. Inclusive reencontram até um sobrevivente da Lazarus que estava em hibernação. Entretanto, esse sobrevivente tenta inclusive, sabotar toda a missão, e praticamente põe tudo a perder.

Uma última esperança

Enquanto tudo acontece no espaço, na terra, a filha de Cooper, já adulta, assume a equação na tentativa de conseguir levar toda a população da Terra embora do planeta. Porém, descobre que o plano era uma mentira, já que sem os dados necessários, a equação nunca seria resolvida.

Após diversos tretas no espaço, Cooper acaba caindo dentro de um buraco negro, e termina em um lugar explicado como “Quarta Dimensão”, onde ele seria capaz de acessar diferentes tempos de sua vida. Assim, ele encontra um momento onde sua filha ainda era criança, e envia, através de código Morse, os dados quânticos em um relógio que ele havia presenteado sua filha.

Resumão Interestelar
Cooper sendo levado pelo buraco negro

Então Murphy entende isso e com os dados, consegue resolver a equação gravitacional, e salva a humanidade, levando todos embora do planeta terra. Cooper é milagrosamente resgatado no espaço e reencontra sua filha, já idosa, na estação espacial que recebeu seu nome: Cooper.

O filme trata de temas bem complexos e questões bem pertinentes à humanidade, mas o diretor consegue entregar um filme com bastante ação e emoção, mostrando o que o ser humano é capaz de sacrificar por amor. Vale a pena conferir!

Gostou desse conteúdo? Nosso sonho é produzir conteúdo de fãs para fãs! Seu apoio é muito importante! Para ficar por dentro do Universo Geek, siga a gente no https://instagram.com/realgeekzine, no https://facebook.com/realgeekzine e no https://x.com/realgeekzine.

Felipe Saraiva

Marido da Daia, pai da anninha, e pai de dois peludos. Apaixonado pela cultura pop e pelo Multiverso Geek. Amo escrever e compartilhar tudo sobre os universos fantásticos que vivenciei na minha épica jornada.

Deixe um comentário